Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

Encontre serviços que sua empresa necessite como: Estudos ambientais, recuperação de área degradada, compostagem e outros.


Blog


A importância das bicicletas elétricas para o futuro da mobilidade urbana

29 de Junho de 2020 | Daniel Gonçalves

bicicleta rdg 1
(Por Daniel Gonçalves)

Quem circula por grandes centros como Campinas sabe que uma maneira de fugir do trânsito é usar bicicletas como meio de transporte.

Além de carros, motos e ônibus, agora o cenário também é preenchido por veículos elétricos como é o caso da bicicleta, considerada como tendência mundial.

bicicleta rdg 2
(Revista Época Negócios)

Mas apesar dos benefícios, existem alguns pontos negativos acabam pesando na hora de optar pela bicicleta como companhia no dia a dia, como chegar cansado e suado ao destino, esforçar-se para subir ladeiras e demorar mais para percorrer o trajeto.
No entanto, uma solução que pode suprir, ou ao menos amenizar esses problemas com segurança, conforto e melhor custo-benefício são as bicicletas elétricas.

Os gastos com combustível e manutenção, passagens de ônibus, metrô e estacionamento, tem posicionado a bicicleta elétrica como uma alternativa barata em relação aos demais meios de transporte. O uso das bicicletas como forma de transporte está crescendo no Brasil. Mas para as pessoas que precisam transitar por regiões de relevo inclinado como Belo Horizonte, por exemplo, ou percorrem grandes distâncias e não possuem boa resistência física, as bicicletas elétricas têm se tornado uma opção cada vez mais acessível e confortável. Como estas bicicletas estão cada vez mais eficientes e práticas, o ciclista conta com um meio de transporte extremamente ágil e versátil.

bicicleta rdg 3
(Portal UOL de Notícias)

Em mercados internacionais, por exemplo, a bicicleta elétrica recebe incentivos fiscais mais elevados já que trazem benefícios sociais de grande importância para toda a população, além de tornar o deslocamento mais prático e sustentável.

Abaixo listamos as 4 principais vantagens da bicicleta elétrica para a mobilidade urbana. Confira!

1. SUSTENTABILIDADE

Uma cidade que conta com alternativas de transporte sustentáveis torna-se uma cidade mais saudável. Uma das melhores opções para contribuir para a sustentabilidade são as e-bikes. Segundo estudos, ao pedalar você pode economizar até 360g de CO², por mês.

bicicleta rdg 4
(Por Daniel Gonçalves)

2. ECONOMIA

Outro fator importante é a economia que as e-bikes geram. Os veículos convencionais geram grandes gastos com combustível, estacionamento e até mesmo multas.

Considerando uma pessoa de 70kg usando uma potência média, sua bicicleta terá uma autonomia de 50km, por um valor de R$ 0,56 gastos com a energia da recarga. Para percorrer a mesma distância de carro, seriam gastos em média R$ 28,00. Isso sem contar a diferença nos gastos com manutenção. Se comparada, o gasto com deslocamento é muito menor com as bicicletas elétricas. Não é à toa que as e-bikes estão dominando o mundo.

bicicleta rdg 5
(Site ivanbike.com.br)

3. DIMINUIÇÃO DO TRÂNSITO

Como as bicicletas elétricas podem circular nas ciclofaixas e ciclovias das cidades, o trânsito torna-se um fator nulo. Quanto maior for o investimento nas e-bikes, mais o cenário dos centros urbanos irá mudar, melhorando a mobilidade e deixando o trânsito mais livre. Você já calculou quanto tempo é perdido por dia/semana/mês no trânsito de sua cidade?

4. PRATICIDADE

Não é difícil achar pessoas que comparem as bicicletas elétricas à pequenas motos, tanto em peso como em praticidade. No entanto, as bicicletas elétricas pesadas e desengonçadas ficaram no passado.

Existem no mercado, bicicletas que combinam agilidade com praticidade e beleza. Para os que que não possuem espaço, uma bicicleta elétrica dobrável pode ser uma ótima opção. Modelos como este abaixo são fáceis de dobrar e desdobrar, e se encaixam em qualquer lugar.

bicicleta rdg 6
(Blog shoppingcenternews.blogspot.com)

A existência de seguros para bicicletas elétricas também facilita a vida de quem pedala na cidade. Protegidos contra furto qualificado, assalto, acidentes com o veículo transportador, entre outras coberturas, os ciclistas ganharam a tranquilidade para pedalar pelos trajetos diários.

A facilidade para manejar e se deslocar, aliado aos benefícios em relação à outras formas de transporte, promovem a bicicleta elétrica como uma opção revolucionária para o transporte urbano.