Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

Encontre serviços que sua empresa necessite como: Estudos ambientais, recuperação de área degradada, compostagem e outros.


Blog


Casa sustentável

8 de Setembro de 2017 | Daniel Gonçalves

Logo Casa Sustentavél

Considerando que novas tecnologias dirigidas a melhorar as condições de saneamento das ​populações apresentam forte conteúdo social e compreendem a melhorar as condições de produtos, técnicas ou metodologias que buscam sua reaplicação nas comunidades, e que devem ser desenvolvidas na interação com essas comunidades para representarem soluções efetivas de transformação, econômica e da saúde, o projeto procura melhorias no sistema de energia limpa e renovável, captação e armazenamento de águas pluviais, conservação de áreas verdes e educação ambiental para cada tipo de demanda e projeto. É nesse contexto que este projeto busca atingir seus objetivos.

Paineis Fotovoltaicos

A crise energética e a busca por energias renováveis têm reacendido o debate sobre fontes alternativas de energia. Mas no Brasil, país que pela sua geografia, localização, entre outros fatores, tem um potencial favorável para o desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos, porém ainda existe um atraso nesta área em relação a outros países. Com o constante avanço da tecnologia várias inovações no modo como são fabricados os sistemas para geração de energia solar estão surgindo, contribuindo assim para diminuição dos preços e consequentemente tornando este tipo de energia mais acessível. A radiação solar é um dos maiores responsáveis por grande parte da energia renovável disponível no planeta terra. E por incrível que pareça, apenas uma pequena parte desta forma de energia é utilizada. Esta forma de energia, juntamente com outras formas secundárias, é uma das tecnologias mais importantes para o desenvolvimento de um planeta sustentável. Sua utilização é de extremo interesse para organizações que visam um mundo equilibrado, ecologicamente aceitável e que não agrida a natureza.

Cisterna

O aproveitamento de águas pluviais - captação e armazenamento de água da chuva para uso posterior - é prática antiga e está em evidência nos dias atuais, onde a falta de água é realidade em muitos locais no Brasil e no mundo. A técnica é usada em muitas propriedades rurais em todo o mundo, e hoje está retornando aos centros urbanos como uma fonte adicional de água. Na sua forma mais simples, a coleta de água da chuva consiste de um tambor colocado sob a calha de sua casa para recolher a água da chuva para irrigação do jardim, por exemplo Os sistemas maiores e mais sofisticados podem ser incorporados ao sistema do encanamento da sua casa e assim fornecer água a uma variedade de necessidades domésticas, desde o vaso sanitário à lavanderia, e até mesmo após tratada ser usada como água potável.

Cisterna

As áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades. Essas áreas verdes estão presentes numa enorme variedade de situações: em áreas públicas; em áreas de preservação permanente (APP); nos canteiros centrais; nas praças, parques, florestas e unidades de conservação (UC) urbanas; nos jardins institucionais; e nos terrenos públicos não edificados. Existem diversas formas de classificar as grandes zonas naturais mantidas em programas de preservação pelas autoridades públicas. Podem ser unidades privadas, fazendo parte desta categoria os hortos urbanos e jardins residenciais. Porém, o maior número de áreas verdes urbanas deve ser implantado pelo poder público, caso dos parques urbanos, complexos recreativos, zonas esportivas, zoológicos, jardim botânico, cemitérios e das praças. Segurança, manutenção e conservação possuem relação direta com o usufruto das áreas verdes urbanas, cuja depredação pode ser punida de acordo com o Código Penal. Representa papel dos órgãos públicos a implantação e gestão ao passo que as populações precisam manter o ambiente conservado. Quando se planejam áreas urbanas se faz indispensável o pensamento sobre quais espécies devem ser utilizadas, sendo que devem ser analisados três fatores elementares: Desenvolvimento do local de plantio, sobrevivência e adaptabilidade. Exemplos de áreas verdes urbanas: praças; parques urbanos; parque balneário e esportivo; jardim botânico; jardim zoológico; faixas de ligação entre áreas verdes, dentre outras.

O objetivo da RDG Soluções Ambientais com o Projeto Casa Sustentável foi conhecer as condições para a elaboração de estudos e posteriormente a elaboração e implantação do estudo, fazendo com que possamos usufruir o máximo das condições naturais dispostas em determinada região e com isso fazer valer o termo ‘sustentável’. A casa sustentável mostra-se capaz por usar aspectos técnicos, sociais e educativos, fazendo com que haja uma transmissão de conhecimento a partir do projeto instalado. O projeto abrange manutenção e manejo de sistemas de captação de águas de chuva, energia fotovoltaica, jardins, hortas e compostagem doméstica.