Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

Encontre serviços que sua empresa necessite como: Estudos ambientais, recuperação de área degradada, compostagem e outros.


Blog


Jardim vertical: O que você precisa saber para ter um em casa

23 de Junho de 2017 | Por: Joycy Cintra - Jornalista

No progresso acelerado das cidades, o cinza fica em evidência. Muitas vezes não sobra espaço para um quintal colorido e alegre. Como para tudo se dá um jeito, o jardim vertical surgiu para quem quer cultivar um pequeno espaço verde em casa, no apê ou mesmo na área livre do escritório.

Eles podem ser feitos com blocos cerâmicos ou com vasos meia-lua presos a telas metálicas ou mesmo em palets reutilizados. As plantas ficam a escolha do criador, podem ser utilizadas ervas, temperos, flores ou espécies verdes.

Se você precisa de um bom motivo para começar, nós listamos sete benefícios desta nova modalidade de jardim:

  • 1. AMENIZA A TEMPERATURA LOCAL
    Uma ótima saída para quem procura um ambiente interno mais fresco e agradável, alem de proteger a casa contra raios ultravioletas.

  • 2. REDUZ A CONTA DE LUZ
    Com o ambiente naturalmente resfriado, a conta de luz diminui. Pois o uso de aparelhos para resfriar o ar se tornam menos necessários.

  • 3. REDUZ O BARULHO
    Em larga escala (como em muros, por exemplo), o jardim vertical ajuda a reduzir o ruído que vaza da rua para o interior da propriedade.

  • 4. MELHORA A QUALIDADE DO AR
    O ar fica mais puro pela presença das plantas no local. Dependo das espécies cultivadas, o espaço pode até ficar perfumado.

  • 5. GARANTE BELEZA NATURAL AO LOCAL
    Muitos aderem ao jardim vertical pela beleza que ele proporciona ao ambiente. No fundo, eles estão certo, não é mesmo?

Jardim Vertical Prédio
  • 6. TEM FÁCIL MANUTENÇÃO
    Super prático e faz pouca sujeira. O sonho que qualquer um na hora da limpeza. Nada de dor nas costas!

Horta Vertical
  • 7. FACILITA A EXPOSIÇÃO AO SOL
    Seu posicionamento favorece melhor exposição ao sol, o que é fundamental para algumas espécies de plantas.

O jardim vertical mais conhecido é do paisagista Guil Blanche. Chamado de “primeiro corredor verde do mundo”, o projeto ainda em construção esta localizado na região do Elevado Presidente João Goulart, na capital paulista e tem previsão de chegar a dez parques. Um ganho de mais de oito mil m² em áreas verdes.