Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

Encontre serviços que sua empresa necessite como: Estudos ambientais, recuperação de área degradada, compostagem e outros.


Blog


Legado das Águas

28 de Fevereiro de 2018 | Caroline Milano

Não poderíamos estar mais felizes com a nossa nova parceria: O Legado das Águas!

Para quem não conhece, o Legado das Águas está localizado entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí e é considerada a maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com 31 mil hectares. A reserva faz parte de um maciço de áreas de florestas bem conservadas que englobam outras unidades de conservação. ex: parques estaduais e estações ecológicas, formando um importante corredor ecológico entre o interior e o litoral do Estado de São Paulo.

Mapa Legado das Águas

A reserva possui hoje gestão compartilhada entre o grupo Votorantim, que há 50 anos atrás, em uma atitude vanguardista para a época, adquiriu a propriedade para proteger as águas do Rio Juquiá ao iniciar a construção de usinas hidrelétricas, e o Governo do Estado de São Paulo. A gestão compartilhada foi uma iniciativa importante, pois facilitou os avanços em estudos científicos, educação ambiental, uso público, proteção de espécies ameaçadas de extinção e desenvolvimento socioeconômico da região.

Em relação a riqueza ambiental dessa enorme área de preservação, só para se ter ideia, já foram identificadas mais de 765 espécies de plantas, além de animais, que demonstram o alto grau de conservação ambiental da Reserva, como o Macaco-Muriqui (o maior macaco das Américas), a onça parda, o cachorro vinagre e a anta albina, única encontrada em seu ambiente natural no mundo.

Imagem Legado das Águas

Nessa semana, nós da RDG estamos orgulhosos por poder fazer parte de um pedacinho da história desse lugar! Os nossos diretores, Daniel e Renato estiveram presentes na sede da Reserva para realizar a entrega de uma composteira doméstica que será utilizada na cozinha do local.

Deixamos aqui registrado o nosso muito obrigado pela confiança depositada em nosso trabalho, e esperamos que nossa composteira cumpra com o seu papel principal, de devolver a terra o que ela um dia nos deu!

Reserva Votorantim